AnimeMix
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AnimeMix


 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Curiosidades

Ir para baixo 
+4
Valthor
Yammy
Sayurii
SieNix
8 participantes
AutorMensagem
SieNix
Admin.Sienix
Admin.Sienix
SieNix


Masculino Peixes Galo
Mensagens : 164
Idade : 31
Localização : In Galaxy

Curiosidades Empty
MensagemAssunto: Curiosidades   Curiosidades EmptySeg Jun 07, 2010 11:19 pm

No Japão, a pontualidade não é apenas questão de etiqueta

Marcou um encontro? Esteja no local pelo menos 10 minutos antes. Vai pegar o trem? Cheque o horário de embarque e desembarque previamente. Até mesmo os navegadores GPS, presentes em todos os carros do arquipélago, mostram o tempo que o passageiro levará para chegar ao destino.

Como pode-se notar, pontualidade no Japão não é meramente uma questão de etiqueta. Atrasar para algum compromisso é caso de desrespeito e transtorno para aquele que o espera. Respeitar o “Jikangenshu” é uma questão de educação.

Os japoneses têm normas sociais que são cumpridas à risca para evitar o atraso
Para não quebrar essa importante regra e evitar situações constrangedoras, os japoneses contam com algumas artimanhas e normas sociais. Por exemplo, nas escadas rolantes, jamais fique parado no lado direito, esteja os degraus descendo ou subindo.

Essa preciosa porção é destinada para os apressados, que provavelmente subirão as escadarias correndo. O mesmo acontece nas calçadas. Esteja atento para deixar o espaço à sua direita livre para bicicletas e pedestres com pressa.

Os trens, além de serem extremamente pontuais, costumam avisar, tanto no auto-falante como nos monitores internos dos vagões, prováveis atrasos por causa de acidente, terremoto ou falha no sistema. Nesses casos, rotas alternativas de linhas e estações são divulgadas aos passageiros.

Também é possível procurar por outras vias e verificar horários dos trens, metrôs, shinkansen e aviões de todo o arquipélago pelo celular. Para facilitar a vida dos apressadinhos, diversos sites fornecem ferramentas para calcular a rota mais rápida ou o caminho mais econômico entre um local e outro.

A tecnologia é uma grande aliada. Mesmo nas estações mais cheias, dificilmente você se deparará com uma fila para comprar bilhete, uma vez que as passagens são debitadas automaticamente no cartãozinho Suica, uma espécie de bilhete único válido em toda extensão nacional. Pedágios nas estradas também contam com um sistema semelhante ao Sem-Parar.

Além do organizado sistema de transporte à prova de atraso, empresas de comunicação como redes televisivas e rádios também são categóricos ao agendar suas programações. Por exemplo, a novela do horário nobre pode muito bem começar às 19:25, e, o noticiário que vai ao ar logo depois, às 20:15. Lidar com números quebrados no ponteiro do relógio faz parte do cotidiano dos nipônicos, seja em encontros, reuniões ou viagens. Justamente por isso, recomenda-se sempre chegar ao local marcado com certa antecedência.

Tanta preocupação com o tempo demonstra a importância que os japoneses dão à questão da pontualidade. Se por acaso você se atrasar para algum compromisso, é bom que tenha uma desculpa bastante convincente.

Pontualidade recorde

A pontualidade do sistema ferroviário nipônico garantiu um recorde no livro Guinness da mais longa distância percorrida por trem - no caso, shinkansen - em 24 horas.

Os americanos Corey Pedersen e Mike Kim cobriram um total de 2.901,4 km, batendo de longe o recorde anterior. Segundo as regras do livro, os trens utilizados precisam ser abertos ao público e a distância não pode ser repetida, como em uma viagem de ida e volta.

A jornada de Pedersen e Kim começou em Kanazawa (província de Ishikawa) e só terminou em Sendai (Kagoshima). “Só conseguimos quebrar o tempo graças à pontualidade dos trens”, disse Pedersen. “Se tivesse um atraso de meia hora em todo o trajeto, nós já não conseguiríamos. Você pode realmente acertar o relógio com os trens do Japão”, declarou.

Curioso, coisas que ainda nao sabia ^^'
Partilhem coisas, neste topico sobre o Japao.
Ir para o topo Ir para baixo
https://animemix.forumeiros.net
Sayurii
Senpai
Senpai
Sayurii


Feminino Gémeos Porco
Mensagens : 313
Idade : 28

Curiosidades Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades   Curiosidades EmptySáb Jun 12, 2010 9:37 pm

ée.. minha mae tbm me disse que lá chega a ser irritante de tao pontual uahsuas
mas acho isso uma grande vantagem..
sem querer tirar sorro nem nada, mas eventos e coisas assim aqui no Brasil, chegam a atrasar horas --"
Ir para o topo Ir para baixo
Yammy
Someone
Someone
Yammy


Feminino Touro Búfalo
Mensagens : 112
Idade : 26
Localização : Em casa.

Curiosidades Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades   Curiosidades EmptySáb Jun 12, 2010 9:40 pm

Minha professora de Matemática sempre chega atrasada, pois é. q
HAHA, rotas alternativas em caso de acidente ?
Mostrem só isso pros trens daqui...
Ir para o topo Ir para baixo
Valthor
Someone
Someone
Valthor


Masculino Capricórnio Cabra
Mensagens : 23
Idade : 32

Ficha de Personagem
Nome:
Tipo:
Elemento:

Curiosidades Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades   Curiosidades EmptySáb Jun 12, 2010 9:44 pm

Yammy minha gata @.@,brincadeira.Na minha opinião a cultura japonesa e quase igual a cultura chinesa,mesma coisa^^.
Ir para o topo Ir para baixo
Sayurii
Senpai
Senpai
Sayurii


Feminino Gémeos Porco
Mensagens : 313
Idade : 28

Curiosidades Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades   Curiosidades EmptySáb Jun 12, 2010 9:54 pm

o que vc quis dizer com isso? .-.
a cultura chinesa tbm é muito boa.. e parecida com a japonesa, só os kanjis (que te significado e leitura diferente em cada escrita)
Ir para o topo Ir para baixo
Matt-Kun
Old School
Old School
Matt-Kun


Masculino Leão Cobra
Mensagens : 178
Idade : 34
Localização : Brasil

Curiosidades Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades   Curiosidades EmptySáb Jun 12, 2010 10:03 pm

Realmente o japão é extremamente pontual, acho isso mais um ponto positivo que negativo... apesar que, tudo que é exagerado se torna meio inviavel XD
Ir para o topo Ir para baixo
Airy
Someone
Someone
Airy


Feminino Peixes Rato
Mensagens : 23
Idade : 28
Localização : Morrolândia.

Curiosidades Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades   Curiosidades EmptyDom Jun 13, 2010 11:33 pm

Sim, os japoneses são muito pontuais, por isso, quando se vai procurar um emprego, não dá para atrasar nem 5 minutos, porque se isso acontecer, sem chance de conseguir a vaga.
Mas eu vejo inúmeras diferenças entre as culturas japonesa e chinesa, embora haja também semelhanças, em alguns aspectos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://otakustreet.blogspot.com/
Itou
Mod.Itou
Mod.Itou
Itou


Masculino Capricórnio Cavalo
Mensagens : 64
Idade : 33

Curiosidades Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades   Curiosidades EmptySeg Jun 14, 2010 6:50 am

omg eu nunca cheguei na hora certa em compromisso nenhum asuhsuehuheuhsuhu....sempre perdia provas na primeira aula Curiosidades Icon_cool
japoneses organizadinhos xP
Ir para o topo Ir para baixo
Matt-Kun
Old School
Old School
Matt-Kun


Masculino Leão Cobra
Mensagens : 178
Idade : 34
Localização : Brasil

Curiosidades Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades   Curiosidades EmptySeg Jun 14, 2010 5:55 pm

Itou escreveu:
omg eu nunca cheguei na hora certa em compromisso nenhum asuhsuehuheuhsuhu....sempre perdia provas na primeira aula Curiosidades Icon_cool
japoneses organizadinhos xP

imagino você no japão usahsauhsauh
Ir para o topo Ir para baixo
Amy
Old School
Old School
Amy


Feminino Sagitário Cobra
Mensagens : 172
Idade : 34
Localização : Wonderland~

Curiosidades Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades   Curiosidades EmptyQua Jun 16, 2010 7:49 pm

Isso é muito engraçado mesmo xD'
Quando eu fui pra lá eu sempre ficava olhando o relógio da estação pra falar "HÁ! ò__ó Chegou 1 minuto atrasado!!"
Mas nunca deu certo i-i eles sempre chegaram no horário...

Nessa viagem também duas pessoas do nosso grupo acabaram se separando da gente na estação, só fomos encontra-los na outra estação >_>
Perguntamos o que aconteceu, e eles disseram: "Nós chegamos antes de vocês na estação. Eram 9:18 e tinha um trem aqui, como no bilhete tava marcado 9:21 achamos que era esse. Mas não era, o das 9:21 chegou as 9:21"
Eu dei tanta risada, nunca mais esqueci disso Q__Q~
Ir para o topo Ir para baixo
Itou
Mod.Itou
Mod.Itou
Itou


Masculino Capricórnio Cavalo
Mensagens : 64
Idade : 33

Curiosidades Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades   Curiosidades EmptySex Jun 18, 2010 6:30 pm

Nuxa O__O" você ja foi pro Jap's?? SUGEEEEEEEEEEE *-*
da proxima vez que for me chame u.u ./apanha xD
Ir para o topo Ir para baixo
Amy
Old School
Old School
Amy


Feminino Sagitário Cobra
Mensagens : 172
Idade : 34
Localização : Wonderland~

Curiosidades Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades   Curiosidades EmptySáb Jun 19, 2010 5:42 am

Itou escreveu:
Nuxa O__O" você ja foi pro Jap's?? SUGEEEEEEEEEEE *-*
da proxima vez que for me chame u.u ./apanha xD
Huahuahua "Jap's"?! Q___Q'

Eu só fui porque foi presente de 15 anos xD geralmente meninas querem aquelas festonas de debutante que custam 1,000,000,000 reais /o/ eu preferi uma viagem pro Japão huahuahua xD (que deve ter saido mais barato que essas festas)

Depois eu falo algumas coisas aqui de como foi a viagem ^^ assim podem ficar sabendo de mais curiosidades de lá~
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Curiosidades Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades   Curiosidades Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Curiosidades
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
AnimeMix :: Japan :: Cultura Japonesa-
Ir para: